Guindaste Caseiro Robótica Educacional

Um guindaste pode içar milhares de quilos usando o simples conceito da transmissão de forças de um ponto a outro com um fluido. Os guindastes hidráulicos possuem uma construção bem simples, mas podem executar tarefas difíceis que de outra forma pareceriam impossíveis. Em questão de minutos, essas máquinas são capazes de levantar vigas de muitas toneladas para pontes e construções, equipamento pesado em fábricas ou até mesmo erguer casas de praia sobre pilastras. Eles também são usados para içar baleias encalhadas e limpar o meio ambiente.
O nosso Seringuincho é um guindaste feito de tubos de PVC e usa como cilindro hidráulico uma seringa. E você pode brincar de limpar o meio ambiente.
Projeto Prof. Wilton.


44 comentários:

  1. vc poderia me dizer como fazer um desses

    ResponderExcluir
  2. Tenho um projeto parecido:
    Um braço mecânico.
    Podes me ajudar?
    email: renan490@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tio Ton, o Sr poderia me ensinar a fazer um guindaste desses? que tipo de seringa se usa, qual o fluido usado no projeto, aonde o cano emenda com as seringas, também gostaria de saber, se esse guindaste, aumenta a força aplicada aos comandos e se ao colocar um peso, ele mantêm-se de pé ou vai descendo conforme o tempo? me ajude por favor. (e-mail/messenger: mph555@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Tio Ton, poderia me ensinar a como fazer um guindaste deste? é para um projeto de escola.
    E-mail: elitidoluca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Posso,
    Vou começar o tutorial em breve.
    Obrigado por escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tio ton poderia me ensinar a fazer um projeto que tenho eletrica no meio.obrigado
      E-mail pablo_pblzin@hotmail.com

      Excluir
  6. Leitor e colaborador,
    Fazer um tutorial da mais trabalho que fazer o próprio projeto, vou fazer quando sobrar um tempinho.
    As seringas são comuns uma de 5ml na garra e as outras de 10ml;
    Uso água tingida com tinta de impressora, as cores são para os alunos controlarem com mais facilidade o Seringuincho;
    Aonde o cano emenda com as seringas, não entendi!;
    Se ele desce ou não depende do peso do objeto, mas tem um contra-peso de chumbo na extremidade oposta da garra e ao erguer um objeto na altura máxima ele tem uma sistema de trava e não desce.
    No momento o Seringuicho está em uma exposição no colégio quando devolverem vou tirar as medidas e passo para você.
    Obrigado por escrever.
    TioTon.

    ResponderExcluir
  7. como se faz para que gire?o que foi colocado na parte de baixo?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!,

    O corpo do Seringuincho é feito com um cano em PVC de 25 mm dentro de outro cano de 20 mm servindo de pino.

    Obrigado por escrever.
    TioTon.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Tio Ton, já comprei os materiais e vou tentar recriar um pra mim, qualquer dúvida, posso continuar perguntando? Ah.. admiro muito o seu trabalho, ensinando noções de física para os jovens, de forma divertida e instigando a curiosidade, e.. o melhor, com materiais fáceis de se encontrar, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Pode perguntar sempre. Agradeço a sua atenção e os elogios.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Amigo Luis,

    A garra é feita de polietileno, vende em lojas especializadas em placas e letreiros (signs).

    Tio Ton.

    ResponderExcluir
  12. e o pratinho que fica em baixo que fas roda como e fiquisade

    ResponderExcluir
  13. tio ton mediz o que vc usou nese projeto

    ResponderExcluir
  14. O pratinho também é feito de polietileno e a técnica do corte segue o mesmo princípio de COMO FAZER UMA POLIA. Primeiro corte o pratinho, aproximadamente o tamanho de um DVD e depois o furo da espessura do cano de 25 mm, cole com cola maluca ou similar.

    Usei canos e conexões de PVC, poliestileno, madeira, seringas, equipos de soro, chumbo, dobradiça, tintas, elásticos, parafusos com porcas e fita adesiva.

    Tio Ton.

    ResponderExcluir
  15. poderia me ajudar falar mais ou menos como fazer
    um GUIDASTE para a minha feira de ciencias daqui a 2 meses que vai ser sobre o principio de pascal!
    caionicolassk8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo,
    Se você vai fazer seu trabalho baseado na mecânica dos fluidos, pressão e vácuo o SERINGUINCHO é o projeto certo!
    Ele é feito de cano PVC de 20mm, salvo a haste central que é de 25mm.
    Material para a base (todos p/ 20mm):
    4 joelhos;
    3 tês.
    Pedaços que você deve cortar do cano de 20mm:
    2 de 135mm;
    2 de 100mm;
    4 de 50mm;
    1 de 80mm para o pino que vai segurar a haste central.
    Monte a base encachando os canos com as conexões, não é preciso usar cola.
    Veja se você consegue montar esse quebra-cabeça!

    TioTon.

    ResponderExcluir
  17. nao consegui fazer!
    poderia fazer um tutorial em video?
    vi que todo mundo esta com duvida nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu tiver um tempinho vou fazer um tutorial, no momento tô preparando minha turma para a OBR - Olimpiada Brasileira de Robótica.

      Obrigado por escrever.

      Excluir
  18. estou projetando um tipo de casa de madeira (de brinquedo) com energia alternativa qse infinita
    usando magnetismo,gerador eolico caseiro!
    e estou querendo saber como fazer um motor a vapor para modificar umas coisas

    ResponderExcluir
  19. Meu prezado, parabéns pelo trabalho bem feito no Seriguincho. Estou montando um para meu filho, seria possível vc me fornecer a medida da haste central e do braço (comprimento). Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      A haste tem 38cm com tubo PVC de 25mm e o braço 50cm com tubo PVC 20mm.

      Excluir
    2. Agradeço sua atenção. Assim que terminar aviso como ficou.
      Um abraço.

      Excluir
  20. tio ton por favor me diz todos os detalhes,materiais,tudo por favor manda para meu email:eric-murillo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá sou professor da rede municipal de Jundiaí, meus alunos adoraram seu blog. construimos um seriguincho que funciona bem, porém as seringas endurecem e param de funcionar, poderia me dizer como amenizar o problema? desde já agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Prof. Gilberte,
      Isso não aconteceu comigo e o meu seringuicho já tem quase um ano, deve ser a qualidade das seringas você pode experimentar lubrifica-las com glicerina líquida é baratinha e não faz mal a saúde.

      Fico feliz pelos alunos.
      Grande abraço.

      Excluir
  22. oi eu queria saber como faz o seringuincho virar para um lado para o outro

    ResponderExcluir
  23. Tio Ton, vc saberia fazer um com palitos de sorvete? temos esse projeto te mecanica, mas a base que ele será feito tem que ser cm os palitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho ideia de como fazer, desculpe.

      Excluir
  24. Tenho um projeto parecido:
    Um braço mecânico.
    Podes me ajudar?
    pwandermsm@hotmail.com













    ResponderExcluir
  25. Sera, que tem algum projeto de um guindaste de palito de soverte tem como me ajudar, se tive me envia no email filipao.souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe,
      Infelizmente não tenho nada parecido, poderia tentar com palitinho de churrasquinho e um eletroímã tipo um guincho magnético.

      Excluir
  26. Voce poderia me passar todos os materiais qe é utilizado no seringuincho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gabi,
      Ele é feito de cano PVC de 20 mm, salvo a haste central que é de 25 mm.
      Material para a base (todos p/ 20 mm):
      4 joelhos;
      3 tês.
      Pedaços que você deve cortar do cano de 20 mm:
      2 de 13,5 cm;
      2 de 10 cm;
      4 de 5 cm;
      1 de 8 cm para o pino que vai segurar a haste central.
      Monte a base encachando os canos com as conexões, não é preciso usar cola.
      Veja se você consegue montar esse quebra-cabeça, A haste tem 38 cm com tubo PVC de 25 mm e o braço 50 cm com tubo PVC 20 mm.
      Espero que ajude.

      Excluir
  27. pode me mandar o tuturial por email? se caso for enviar juliowoth@gmail.com seria de bom agrado tio ton.

    ResponderExcluir
  28. Olá, parabéns pelo trabalho!
    Já tem um tutorial deste projeto?
    Meu professor de física passou um trabalho sobre isto para fazermos e até hoje estou tendo dificuldades.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      Desculpe mais não tá sobrando tempo para fazer um tutorial.

      Excluir
  29. Ola teno um trabalho da faculdade assim , o peso q eu preciso pegar esta a 40 cm de altura qual altura vc aconcelha ser o guindaste? e se possivel por favor me esplica como faz para girar :)

    ResponderExcluir